Menu

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dica de Livros: As Obras Básicas

Para iniciar nossas dicas de livros não poderíamos escolher outros se não a coleção de Obras Básicas e Complementares da Doutrina Espírita, livros que deram início aos ensinamentos da Doutrina.
Denominam-se obras fundamentais do Espiritismo, também referidas como codificação espírita, os cinco livros publicados pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e1868.
 São elas:
Ø  O Livro dos Espíritos (1857) – Essa obra estabelece os princípios da Doutrina Espírita. A obra se divide em quatro "livros", como comumente se dividiam as obras filosóficas à época, que abordam respectivamente:
Das causas primárias - abordando as noção de divindade, Criação e elementos fundamentais do Universo.
Do mundo dos Espíritos - analisando a noção de Espírito e toda a série de imperativos que se ligam a esse conceito, a finalidade de sua existência, seu potencial de auto-aperfeiçoamento, sua pré e sua pós-existência e ainda as relações que estabelece com a matéria.
Das leis morais - trabalhando com o conceito de Leis de ordem Moral a que estaria submetida toda a Criação, quais sejam as leis de: adoração, trabalho,reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade e justiça, amor e caridade.
Das esperanças e consolações - concluindo com ponderações acerca do futuro do homem, seu estado após a morte, as alegrias e obstáculos que encontra no além-túmulo.
Ø   O Livro dos Médiuns (1861) - Trata do caráter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física; 
Ø  O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)  - Obra de cunho essencialmente moral, em que Kardec seleciona os Evangelhos canônicos da Bíblia como ponto de partida para a inferência de fundamentos morais comuns a todos os "grandes sistemas religiosos", fundamentos esses cuja consonância com o espiritismo procura ser demonstrada por ele; 
Ø   O Céu e o Inferno (1865) - Obra composta de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada.
Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões trazidas da existência transcendente; 
Ø   A Gênese (1868) Obra composta de três partes. A primeira parte trata da Gênese, isto é, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados.
A segunda parte, dos milagres, onde se discute sobre o que pode ser considerado milagre, e se explica, à luz da doutrina espírita os muitos milagres feitos por Jesus.
A terceira parte explica como e porque podem haver previsões de coisas futuras, pressentimentos e coisas afins. 
Às obras básicas somam-se ainda as obras complementares:
Ø   O que é o Espiritismo? (1859) – Traz um resumo dos princípios básicos da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que lhe podiam ser apresentadas. O primeiro capítulo desenvolve-se sob a forma de diálogos, o segundo apresenta noções elementares acerca do espiritismo, e o terceiro a solução de alguns problemas à luz da doutrina; 
Ø  Obras Póstumas (1890) - Escritos e estudos inéditos de Kardec, com anotações sobre os bastidores da criação da doutrina e que auxiliam a sua compreensão, reunidos e publicados após o desencarne do tarefeiro espírita. 
Conhecer estas obras e seu conteúdo é de grande importância para o espírita, elas são a base do conhecimento.

Tenha as obras básicas em seu celular, tablet, computador; ou adquira seu livro clicando na imagem abaixo:

O Livro dos Espíritos - Download
O Livro dos Médiuns - Download
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Download
O Céu e o Inferno - Download
A Gênese - Download
O Que é o Espiritismo? - Download
Obras Póstumas - Download



Nenhum comentário:

Postar um comentário